Mbaraka e Guitarra

Card do projeto

Como ficaria o canto guarani acompanhado por guitarra, baixo e bateria? Temos algo aproximado no CD Sementes da Retomada: Coral Arai Ovy e La Digna Rabia. São cinco faixas que misturam as vozes guarani do Coral Arai Ovy e o balanço cumbia/ska da banda portoalegrense La Digna Rabia, mais uma faixa instrumental gravada pela banda. Esse trabalho é fruto de um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de 2020, e executado durante o ano de 2021.

Nesse período, a equipe de produção fez algumas visitas a Retomada mbyá-guarani no município de Maquiné/RS. Como vivíamos a pandemia de Covid-19, esses contatos foram bem menos do que o desejado. Mas, assim mesmo, o trabalho foi cuidadosamente realizado, com o coral e a banda gravando separadamente.

Capa do CD.

O CD foi lançado no final de 2021, juntamente com um documentário, que mostra as gravações musicais e entrevistas com membros da banda e da comunidade guarani. Difícil dizer se um trabalho como este já foi realizado anteriormente. Talvez sim, em algum desses rincões do país, mas não sabemos. Muitos conhecem o trabalho que a banda Sepultura gravou com indígenas Xavante, nos anos 90. Mas não foi a mesma coisa. O idioma das canções aqui é o mbyá-guarani e falam do modo de vida desse povo, que venera a alegria, a música, a dança, a floresta e a própria vida.

O encarte do CD traz as letras, com a tradução em português e desenhos feitos pelas crianças da comunidade. A arte da capa, inspirada nos grafismos guarani, foi realizada pelo artista visual Leo Garbin e a produção musical ficou a cargo de Arthur de Faria, conhecido músico gaúcho.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse o site. Também acompanhe o instagram da banda aqui.

Até a próxima!

Conheça a novela Yvytu e o Palavra Bonita.

Deixe um comentário