M’bororé: A Batalha

A história do dia em que guaranis e jesuítas derrotaram um grande exército de bandeirantes paulistas ganhou, enfim, uma versão em quadrinhos. Com o título de Mbororé: A Batalha, a publicação, lançada em 2021, explica como seu deu o episódio que ficou conhecido pelo nome de “a Batalha de M’bororé”.

Capa de M’bororé: a batalha

Com desenhos e roteiro de Clayton Cardoso e supervisão e pesquisa de José Roberto de Oliveira, o livro de capa dura e 74 páginas procura recriar paisagens e acontecimentos que se deram no Alto Uruguai e bacia do Paraná, no final do século XVII.

De forma didática, conhecemos os caciques Ignácio Abiaru e Nicolás Neenguirú, além dos principais jesuítas e bandeirantes que protagonizaram o episódio. O mesmo aconteceu em um período no qual as fronteiras nacionais que hoje recobrem a América do Sul ainda não existiam e as coroas de Portugal e Espanha não haviam estabelecido os limites de seus domínios.

Quer dizer, a Batalha de M’bororé faz parte da nossa história americana. Irmanando, em uma memória comum, os povos de Brasil, Argentina e Paraguai. Aí reside a importância desse resgate, a importância desse livro.

Para saber mais, você pode procurar o autor no instagram.

Obrigado e até a p´roxima.

Rafael

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s