A Lenda do Chajá

Por Rafael.

El chajá

O chajá é um pássaro conhecido no Brasil como tachã ou tarrã. Essa lenda é conhecida em toda área da chamada “mesopotâmia argentina”, ou seja, a grande planície alagada entre os rios Paraná e Uruguai. A contam desde a república uruguaia até o Paraguai, passando pelas províncias argentinas de Entre Rios e Corrientes. Pesquisando na internet, não vi menção sobre ela no Brasil.

A história fala que um dia, Jaci, a lua, desceu à terra para ver como andava se comportando a humanidade. Ela levou sua irmã menor Mbyja. As duas caminhavam e encontraram um grupo de lavadeiras à beira de um rio. Elas pareciam felizes, riam, jogavam água umas nas outras e brincavam.

As duas entidades divinas decidiram testar aquelas garotas e se aproximaram. Jaci disse que sua irmã pequena estava com muita sede e pediu um pouco de água para as garotas. Elas se trocaram olhares matreiros e uma delas agarrou uma cabaça que tinha ali perto e a encheu no rio, dando para Mbyja.

O problema é que não era água pura o que tinha na cabaça e quando a irmã de Jaci a levou à boca, percebeu que estava cheia de espuma de sabão. Jogou a cabaça no chão e as duas foram embora. As lavadeiras riram muito, se divertindo com a peça que pregaram. Quanto mais a menina chorava, mais elas gargalhavam.

Então, Tupã apareceu, levou as irmãs para uma fonte de água ali perto para que matassem a sede. Quanto às garotas, as transformou em um pássaro que viveria sempre nas águas, cantando um único som: cha-já! cha-já! Som parecido com a última palavra em guarani que elas gritaram quando eram humanas: Jaha! Jaha! Que quer dizer Vamos! Vamos!

Conheça meu livro: Yvytu e o Palavra Bonita.

3 comentários sobre “A Lenda do Chajá

  1. Vim aqui por estar desconfiado que a música “Solidão de Ibicuí – Robledo Martins” tinha algo a ver com alguma lenda indígena, acho que minha suposição estava correta.

    Curtir

Deixe um comentário